SIC comemora 48 anos com olhos postos na formação do homem, na prevenção e combate à criminalidade

 


Bengo - Realizou-se nesta terça-feira 28.11.2023, o acto Provincial das comemorações do 48° aniversário do SIC, que se assinalou nesta terça feira, 28.



11.23, presidido pelo comissário Delfim Kalulu Inácio Delegado do Minint e Comandante Provincial do Bengo da PNA, cujo teve lugar, no aldeamento turístico Tweza sito na localidade da Açucareira município do Dande, sob o lema: "Para um SIC coeso, participemos na formação do homem, na prevenção e no combate à criminalidade".



Na sua intervenção o Director Provincial do Serviço de Investigação Criminal no Bengo Subcomissário de Investigação Criminal Alberto Coelho, disse que o seu órgão registou, no período de Dezembro de 2022 à Novembro de 2023, 1.498 crimes de natureza diversa, dos quais 1.185 com autoria conhecida que resultou na detenção de 1.246 cidadãos de origem social diversa.



De acordo com o Director do SIC no Bengo, os crimes mais frequentes foram os furtos com 428, as ofensas graves à integridade física com 336 e os roubos com 91 e os crimes mais violentos como homicídios registaram 42, e 21 crimes de agressão sexual. Registou igualmente 70 crimes de natureza económica, sendo que o município do Dande é o que mais casos registou com 1.110 crimes.



Por seu turno, o Comissário Delfim Kalulu Inácio disse que, ser efectivo do SIC é uma grande responsabilidade para com a pátria e que a mesma espera resultados satisfatórios que se resumem na prevenção e no esclarecimento de crimes.

Delfim Kalulu Inácio apelou aos efectivos a envidar esforços com vista a inverter o quadro da situação da especulação de preços da cesta básica, a que alguns comerciantes têm estado a aproveitar-se da conjuntura económica, bem como, os efectivos devem despir-se de práticas não recomendáveis por leis e regulamentos na qualidade de servidores públicos.



No decorrer do acto, procedeu-se a entrega de Diplomas de mérito à alguns efectivos que se destacaram em prol do do SIC/Bengo e ao son de boa musica   realizou-se um momento de confraternização com músicos convidados da nossa praça, com destaque para Don Caetano, Don Manix dentre outros.

Fizeram parte do acto, o Conselheiro do Director Geral do SIC Comissário Almeirindo João de  Almeida, o juíz presidente  do tribunal de comarca do Dande José Lobão Cosme e o procurador da Republica Mário Iúvula, em representação da sub- Procuradora Geral da República Titular no Bengo,  Carla Patrícia Correia, Directores dos órgãos executivos e de apiuo técnico da Delegação do Minint , efectivos do SIC no Bengo e convidados.

 

 

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !