Bengo - O Comissário Bombeiro Faustino Sebastião Camões, Comandante Provincial de Proteção Civil e Bombeiros no Bengo exortou, nesta terça-feira 5/09/2023, durante a formatura geral da instituição, realizada nas instalações do Comando Provincial de Protecção Civil e Bombeiros, em Caxito, município do Dande, as mulheres Bombeiros maior empenho e dedicação para elevar bem alto o nome da mulher Bombeira na província.
Faustino Camões, convocou, ainda, a realização de uma assembleia com todas as senhoras, para se eleger a futura coordenadora da Associação Mulher Bombeiro no Bengo, atendendo o dinamismo que se pretende dar a esta organização de grande importância na integração do género nos vários domínios da corporação.
Quanto a progressão de carreiras, Faustino Camões justificou, não ser possível contemplar todos de uma única vez, tendo em conta o contexto de crise financeira que o país atravessa; mas mostrou-se solidário e preocupado com o efectivo que está há mais de 5 anos no mesmo posto, tendo garantido tudo fazer para ultrapassar esta situação.
O Subinspetor Bombeiro Tito Pedro Gomes, membro do núcleo dos psicólogos dos Bombeiros, convidado a tecer algumas considerações, falou sobre "o impacto da rotatividade dentro das organizações". Segundo o oficial bombeiro, a rotatividade é um acto normal, porém, torna-se preocupante quando ocorre em grande escala, o que poderá causar déficet no normal funcionamento das organizações, o que leva a má prestação de serviço aos utentes por falta de profissionais experientes.
A formatura, foi igualmente, marcada pela entrega de certificados de mérito a 16 efectivos do Comando Provincial de Protecção Civil e Bombeiros do Bengo, que se destacaram no período 2022-2023, no cumprimento de várias missões que lhes foram incumbidas, passados pela delegação provincial do Minint.